segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Quando os opostos se atraem...

(momento "mãe Dudáh")

É tão bom quando o interesse político coincide com o interesse público. Tudo tem um preço. Uma vitória vai sempre significar a derrota de um outro, que nem sempre está do outro lado, exatamente. Os fins sempre teimam em justificar os meios... É, parecia que eu estava adivinhando. Uma previsão, uma profecia, sei lá... Em 2005, quando morava no Rio, após ver no Fantástico (no antigo quadro de Regina Casé) uma reportagem com crianças do Morro do Vidigal nomeando, uma a uma, as armas de destruição ostentadas pelos traficantes à luz do dia, fiz um poema que tempos depois, acidentalmente, se transformou n'uma música de Carlos Madia premiada por Zé Rodrix no Festival de Sorocaba de Música Brasileira. Hoje, não é só música, mas um hino do momento. Algo que hoje está fazendo ainda mais sentido... Aqueles que já conhecem, vale rever. Os que não conhecem, aí vai uma obra da qual sempre tive orgulho. Que cada carioca possa ouví-la como a voz da esperança que muitos acreditavam jamais ser possível se concretizar.

Abraços, Duda

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

CONCURSO CULTURAL
"Um nome para este poema"
Quando escrevo, é assim: ou parto de um título, ou o título vira um parto...
Mandem sugestões! A escolhida ganhará uma surpresa muito especial.
Bjs,
D.

sábado, 2 de outubro de 2010

Deus é PAI, e o emprego, uma MÃE



*

Sexta, 1/Outubro comecei a trabalhar no Cine Arcoplex, no shopping Águas Claras. Dias antes, 25/Setembro, comecei o cursinho para o concurso do Min. do Turismo, também no shopping. Detalhe: fica a metros da minha casa. No cursinho já tive 2 matérias. Professores excelentes e material muito bom também. E no cinema, amigos... Melhor que isso, sendo promovida à Estrela mesmo. Vejam só se não tenho razão: o salário, na carteira, é de 570,00 (tá, até aí você pode estar dizendo "má que merda, heim! E ela ainda tá feliz???". Mas vamos aos finalmentes). O "lanche" é de 8,50 por dia - todos os lugares onde trabalhei eram 6,50. Me dão 4,00 de passagem por dia, sendo que eu não preciso, ou seja, um extra, claro. Destes 570,00 - 20% eu recebo A MAIS como chamado "quebra de caixa". Isso porque, trabalhando em bilheteria, é comum que se erre, fique devendo, e a empresa dá o extra pra que a gente não sinta no salário tais descontos. Em outras palavras, eles me pagam por eu dar um rombo neles. Custei a acreditar. Achei que tinha entendido mal, mas é a pura verdade. Por favor, me expliquem onde mais isso acontece?! Porque já trabalhei em comércio antes, e se eu errasse no caixa, pobre de mim, literalmente. Patrão pagar pelos SEUS erros?! Nem em filme (com o perdão da analogia). Minhas folgas serão sabe quando? SEGUNDA! Dia melhor, não há. E um dia se juntará ao domingo... E, acreditem, comecei numa Sexta, e na Segunda seguinte já estava de folga. Nem precisei completar uma semana. E posso, ad eternum, e sem limite, ver quantos filmes quiser totalmente de graça. O Chefe, quem aliás me deu este emprego, é gente finíssima. Um chefe que todos pedem a Deus. O horário é ótimo, não me canso, nem mesmo nos horários de pico; tenho tempo pra estudar e sigo com dim-dim no bolso. Entenderam, enfim, porque tenho 13 razões pra estar felizzzzz?! Se soubesse que seria tão bom assim, já teria chutado o traseiro do IBGE muito antes. Apareçam por lá, pois o cinema é bom e normalmente tranquilo. E será um imenso prazer atendê-los. A felicidade que falta pra completar a boa onda.


Bjs,


D.

PS - em apenas 2 dias, vários clientes do restaurante onde trabalhei no começo do ano me reconheceram, disseram sentir minha falta lá, e perguntaram por que eu não voltava?! É maravilhoso ter um trabalho reconhecido, e agora um ideal.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Raposa do Cerrado

*
A Corte da decisão suprema nada decidiu. Ainda. O candidato ao governo do DF, Joaquim Domingos Roriz, bem como muitos outros pelo país na corda-bamba da Lei da Ficha Limpa não terão suas candidaturas impugnadas. O maior risco que correm é não serem diplomados. Bem, isso os demais, pois a Raposa do Cerrado é muito esperta. Achei que nada mais me surpreenderia, mas, confesso: caí do cavalo, pois de besta este aí não tem nada. Raposa, cavalo, besta... Política é mesmo uma coisa animal! Vamos aos fatos: se concorresse e vencesse, Roriz poderia não ser diplomado, e o GDF seria assumido pelo vice-colocado. Aí ele seria definitivamente carta fora do baralho. Mas, porém, contudo, todavia, se passasse o bastão para alguém de sua confiança, teria um papel fundamental no governo de forma intocável. Nada o poderia atingir, legalmente falando. Foi uma tacada de mestre. Ele foi à TV "choramingar", se dizendo "impugnado", assumindo que fora "derrotado", causando em seu curral eleitoral um sentimento de revolta, pena, uma catarse digna de novela das 8. Com o público sensibilizado, e a campanha seguindo em frente na reta final, transferir os votos para sua mulher será mais fácil que roubar chupeta de bebê. Votar nela é o mesmo que votar nele. Uma senhora cuja vida pública não vai além de 14 anos como primeira-dama, obviamente precisará de 100% de assessoria; e ganhará um brigadeiro aquele que adivinhar quem será esse principal assessor. Aliás, isso nem é mais segredo. Hoje, em entrevista coletiva, a nova candidata já afirmou que o marido muito a aconselhará. "Aconselhará"! Novo eufemismo para "só assinarei papéis e mais papéis, pois quem mandará vai ser a raposa". Óbvio! Para ele, saiu melhor que a encomenda. Há quem não se preocupe, pois as pesquisas indicam Agnelo Queiroz, do PT, como vencedor. Sinto muito jogar um balde de granizo na esperança alheia, mas essas pesquisas acontecem exclusivamente em território do DF, enquanto sabemos que o curral da raposa - gigante, numeroso, o que sempre o elegeu - fica mesmo no entorno. Entorno é Goiás. Lá os institutos não chegam. Diante dessa jogada, o cheque-mate é só uma questão de dias. Infelizmente. Pois o eleitor, verdadeiro criador da Lei tão discutida, poderia colocá-la em vigor de imediato, independente do que polemizam e divergem os magistrados. Mas uma parte não tem educação para discernir. E a outra, que tem, prefere se beneficiar... Que Deus nos ajude nestes próximos 4 anos de invasão de terras públicas, desvios de verba, obras superfaturadas e inacabadas, ocupação desordenada e destruição de áreas de proteção ambiental, dinheiro na meia, na cueca e no... Bem, melhor parar por aqui! Dona Raposa não merece mais uma linha sequer do meu tempo. Pois já me basta saber por quanto tempo a terei me rodeando sem que nada possa fazer para espantá-la.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Onde haja só seu corpo nu junto ao meu corpo nu...

Conversando com uma amiga classe "vip" sobre a playboy de Cléo Pires, perguntei a ela se posaria nua também. Apesar de serem ambas librianas, e famosas, são personalidades bem diferentes. Antes de saber a resposta, dei a ela minha opinião. E a recíproca foi verdadeira. Resposta negativa-direta e sob os mesmos argumentos. Pensamos igual também neste quesito.
*
Nudez é um tabu 100% pessoal. Para uns é natural e não deveria despertar estranheza ou causar choque moral. Para outros, natural é andar vestido, pois, mal saídos do útero já lhes cobrem as partes com roupas. Para mim, a nudez é o mistério mais instigante, e deve ser mesmo íntima, privilégio diário seu e de poucos eleitos por você. Por isso o chamado nu artistico, sim, é até mais sensual, e mesmo uma roupa mais colada ou provocante. Mas sabemos, eu e minha amiga, que 99,9% dos homens (já que generalizar é sempre um perigo) não coadunam desta opinião...
*
No mundo de hoje, famosos e anônimos vivem cada dia mais expostos. E com isso as pessoas vão revelando seus mistérios cada vez mais rápido até que perdem a graça. E sendo a nudez o grande mistério, uma vez revelada e curiosidade satisfeita, perde-se muito do interesse. Alguns caem no "lugar comum" e até no ostracismo, pois trazem a idéia de que não se têm mais nada a oferecer, ainda que de fato tenham.
*
Acho que algumas pessoas não precisam dessa exposição, mas jamais condenei quem topa fazer. Aliás, parece que algumas têm até a cara do editorial. Mais cedo ou mais tarde as veremos por lá. Como é o caso da Cléo Pires, que revela sem pudor seu lado exibicionista em suas entrevistas, e fez questão de deixar isso evidente em seu ensaio. Mas há pessoas que nem imagino permeando capa e páginas principais, mas, reitero que não as condenaria.
*
Um dia eu gostaria de fazer um ensaio sensual, um nu artístico (de preferência quero estar grávida), para presentear uma pessoa especial. Vai ser um segredinho de poucos. Algo de um mistério tão bom que mereça ser colocado em um baú, enterrado sob algum monte de areia com direito a mapa-do-tesouro e muitas boas risadas acompanhada de taças de vinho, imaginando o que nossos netos acharam quando enfim o encontrarem.
*
A intimidade amplifica tudo! Assim, penso, tudo tem muito mais graça.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

"JUST-A-BIBA"


No fim de semana passado estive em um shopping aqui em Brasília, chamado Pier 21. E entendi exatamente porque o apelidaram de Pier-SUB21. Só galera cheirando a leite, e que tenta disfarçar este odor com excesso de gel-hortelã para cabelos (chega dá tonteira ao passar ao lado). E eis que vejo um (melhor dizendo, um milhão) ser vestido, penteado e se comportando exatamente como o novo fenômeno da música pop-adolescente. E uma moça do meu lado fala ao namorado "Olha só um Just-A-Biba ali"... Não resisti e caí na risada. Sabe, nada contra os homossexuais, somente contra aqueles que pensam que ser assim é questão de marketing pessoal, que está na moda. Há pessoas que nasceram pra viver sob os holofotes. Mudam completamente de uma semana para outra só para seguir um modismo. É a velha máxima do "falem mal, mas falem de mim!".
*
Essa pobre criatura canadense, chamada Justin Bieber, aos 12 anos foi arremessado pela própria mãe num concurso de talentos de seu país, ficando em segundo lugar. Aí, foi para no Youtube, aí foi visto por um produtor americano, aí foi usado como um produto, e aí virou um produto que se proliferou mundialmente... O menino até que tem talento, pois aprendeu sozinho a tocar violão, bateria, guitarra e mesmo trompete; mas está totalmente subaproveitado, não tendo qualquer autonomia para decidir como e o que quer fazer da própria vida. E só pra arrebatar a tragédia, sua mãe agora briga com o pai, que quer parte de sua fortuna, e tudo escancarado nos jornais.
*
O que me indigna mais é que as pessoas acham que a transição da infância para a idade adulta é um vão raso, e que precisa ser preenchido com qualquer coisa. Raso coisa nenhuma. E muito menos deve ser preenchido com qualquer coisa. Adolescência não é um período de black-out cerebral. Muito pelo contrário. Tudo está muito aflorado, principalmente a capacidade de absorção. E isso porque vai-se entrar na fase mais dura da vida, e precisa-se de bagagem pra isso. "Malhação" pensa que jovens só querem - e são capazes de - saber sobre sexo, drogas, rock-n-roll, vestibular e tudo ao som de musiquinhas mela-cueca tocando em matinês, pois é só disso que consiste a vida... Meu Deus, não!
*
Já tive 15 anos, e mesmo não tendo título de eleitor, discutia em casa e na escola o futuro do meu país. Já tive 16 anos, e meu diário era recheado com pensamentos de Vinicius, Toquinho, Chico Buarque, que muito me ajudaram a formar o meu. Já tive 17 anos, e comecei a trabalhar e levar a vida muito a sério. Já tive 18 anos, e aprendi a dirigir com a maior responsabilidade do mundo, dando ainda mais valor à vida. Já tive 19 anos, e minha saúde passou a ser ainda mais cuidada, e então o trabalho melhorou, a vida sexual, a responsabilidade no trânsito, os diários viraram livros, as amizades se multiplicaram, e eu cheguei ao outro lado do abismo carregando tudo o que eu precisava pra começar a jornada.
*
Os jovens de hoje precisam e merecem que o ofereçam muito mais que Justin - inclusive o próprio merece mais de si mesmo e dos outros. Os jovens merecem aprender que relações humanas vão além de sexo com camisinha e baladas. Os jovens merecem que entendamos o real valor e sentido dessa fase de transição. Os jovens merecem que lhes dêem condições de cumprir o difícil fardo de ser "o futuro da nação".

domingo, 29 de agosto de 2010

Uma declaração de Amor
(em sua maiúscula absolutizante)
Tá, eu sei, não sou perfeita
Mas eles são...
E são tudo o que preciso
Para ser cada vez melhor
Cada vez menos errada
Menos errante...
Tá eu sei, não sou um alguém tão fácil
Nem tão simples
Mas eles me permitem amá-los assim
Na forma que eu quiser
Na intensidade que puder...
Tá, eu sei, nem sempre sou a melhor opção
Mas quem disse que preciso ser
Já que são meus melhores amigos,
Irmãos!,
Quem melhor conhecem
O tamanho do meu Amor
O poder do meu Amor...
Tá, eu sei, já vivi e pratiquei tantos absurdos
Mas eles me permitem gostar deles
E partilhar com eles todas as minhas fraquezas
Mas principalmente as grandes conquistas...
É! Definitivamente, não sou perfeita
Mas pra que precisaria ser?
Perfeitos têm de ser não nós
Mas os momentos que vivemos
Ao lado de tantos "desimperfeitos"
Que a gente tanto ama assim
Tão perfeitamente
Do jeitinho que são...

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Disk-Amém / Disk-Aleluia

_ Alô???
_ Central de Atendimentos Celestiais, como posso ajudar?
_ Ai, graças a Você, Você atendeu! Já estava agoniada...
_ Não se agonie, filha! Aqui a gente não tarda, muito menos falha, mesmo com milhões de pedidos por segundo.
_ Eu sei... Duro é ter paciência, né?!
_ Ah, sim! Este, acho Eu, é o que mais pedem aqui.
_ Sério? Achei que fosse força.
_ Na verdade, é sim. Mas se eu der força a certas pessoas, elas iriam convertê-la em "bofetadas". Daí mando o genérico, que faz o mesmo efeito, e me traz menos problemas.
_ kkkkk! Essa piada foi divina.
_ Minha especialidade... Mas então, de que combo vamos hoje?
_ O básico. Combo número 1: saúde & paz, acompanhado do combo extra $$$ no bolso.
_ Xiiiii...
_ O que foi??? Esta esgotado???
_ Não, imagine! Esse nunca zera o estoque.
_ Então o que tá pegando?
_ Não sei! Estranho... Por que alguém que já o recebeu uma vez precisa de mais?
_ Eu já recebi??? Acho que Seu identificador de chamadas e entregas não está funcionando bem.
_ Mas meu Filho foi entregar pessoalmente. Morreu de tanto bater na porta...
_ Bateu na porta? Ah, então é claro que eu não ouvi, né?! Por que meu irmãozinho não usou a campainha?
_ E por que a filhotinha do Papai não usou um cotonete?
_ Porque o ovo não veio antes da galinha. Quando "Saúde" chegar, não precisarei nem de cotonetes...
_ É... Melhor Eu ouvir isso, e tudo o mais que ouço nessa eternidade, do que ser surdo...
_ O que o Sr. falou??? A ligação está looonge...
_ Bem, hum... Estou agendando uma segunda tentativa de entrega.
_ Quando, exatamente? Preciso saber pra estar em casa, preparada pra receber. Enfim, quero reunir os amigos pra dividir com eles o combo, entende?
_ Entendo. Entendo tão bem que não cobro nem mesmo essas "porções extras". E ainda vou mandar um kit anti-ansiedade junto, tudo brinde da Casa.
_ Oba! Por isso eu só peço aí. Mas, também, esses tipos de produtos só aí mesmo, né? Porque quase morro de pesquisar, e não vejo nada igual em canto nenhum.
_ Ah, sim. Mandei a concorrência toda pro quinto dos infernos.
_ kkkkk. Hoje Você está terrível, heim?! ... Mas pare de me enrolar, vai! Quanto tempo pra entrega?
_ Meu Filho acaba de me explicar aqui que você não o escutou bater porque dormia no berço.
_ No berço??? Como assim??? Eu venho pedindo esse combo não faz tanto tempo assim.
_ Quem pediu pra você foi a sua mãe, antes de você nascer; e no dia que nasceu, meu filho deixou à porta.
_ Então quer dizer que há muito tempo eu já recebi meu combo???
_ Sim, é o que diz o registro.
_ Mas então ele tem prazo de validade? Ele expira a cada 15 anos, algo assim?
_ Não mesmo! Duração eterna.
_ Eterna? Mas eu tenho uma gripe atrás da outra, meio mundo vive pegando no meu pé, não me deixa em paz; e não tenho 1 centavo no bolso.
_ Aqui consta que, sem o combo, suas gripes se tornariam pneumonias sérias, potencialmente fatais; as pessoas que parecem te aborrecer são simplesmente as pessoas que mais te amam, por isso se preocupam tanto com você; e mesmo sem 1 centavo no bolso, nunca lhe faltou comida na mesa, roupas, remédios...
_ Bem, então devo concluir que preciso de um reforço dele, né? Como os reforços de vacina que sempre tomei. Manda ver mais um kit para os próximos anos, por favor. Com urgência.
_ Só um curiosidade: por que quer tanto $$$ no bolso?
_ Para meus pais terem a melhor vida do mundo; para os pobres terem cobertores e alimento quente; para as crianças abandonadas terem estudo e esperança de que o mundo não é só maldade e dor; para meus amigos ganharem os melhores presentes... E veja pelo lado prático: cada uma dessas tarefas cumpridas sera a Sua melhor propaganda. Imagina quantos combos e kit mais o Sr. vai entregar por aí... É muita bênção, não acha?
_ Acho uma idéia ótima, aliás, uma idéia que tive há milênios e que até hoje dá certo.
_ Como assim???
_ Ah, filha, quando você vinha com o pedido, Eu já estava voltando com o milagre... Isso se chama "Corrente do Bem". Faça algo de bom a alguém e peça-lhe em troca que faça o bem a outro alguém, e que peça o mesmo a ele. E assim vai.
_ Espertinho, heim!? Assim Você economiza serviço, né?!
_ Para sobrar tempo de pensar nos "brindes", né?!
_ Hummm, muito bem pensado e planejado. Como sempre.
_ Acha mesmo que penso em tudo e planejo muito bem?
_ Claro que sim!
_ Então acreditaria em Mim se te prometesse tudo o que me pediu e muito mais surpresas?
_ Claro que sim!
_ Então vai aguardar e confiar?
_ Claro que sim! Sempre! ... Câmbio e desligo?
_ Desligar, nunca! Esteja sempre na linha. Só não precisa pedir mais nada, que antes de pensar em pedir, Eu já adivinhei, já mandei...
_ E eu já agradeci!!!
_ Obrigada, Filha.
_ Não, eu quem agradeço. Obrigada por finalmente me fazer entender que só o que tenho de fazer é agradecer por tudo que já tenho, e pelo que ainda terei...
_ Te transfiro então em definitivo do Disk-Milagre para o Disk-Aleluia?
_ Só se for agora. Que assim seja.
_ Então, AMÉM!

quarta-feira, 28 de julho de 2010

E em Primeiríssimo lugar...

Há uns dias - mais precisamente no dia do jogásso da Copa entre Alemanha e Argentina - fiz um concurso para professora de Inglês e Português do SESC-DF. A coisa foi, como podem ver na foto, "de arrancar os cabelos". Somente eu e mais 2 sujeitos aprovados para a 2a fase. E após uma entrevista e análise de títulos, pela 1a vez na história fiquei EM PRIMEIRO LUGAR num concurso. Sim, parece espetacular, e é, mas na prática ainda não significa muita coisa. As vagas não são imediatas. Muito provavelmente só no ano que vem mesmo. O salário não chegará a 2 mil, trabalharei de 36h a 40h/semanais (o que significa cada vez menos tempo pra estudar). Terei plano de saúde (um ganho e tanto), e outros benefícios... Estou feliz com a conquista, mas não posso parar por aqui. Já estou inscrita em outros 2, e o que mais me preparo é para o dos Correios. O mais difícil, mas o que eu mais quero. O grande benefício de subir a quantidade de dígitos no salário é a garantia de que poderei enfim participar do programa MINHA CASA, MINHA VIDA. Quero um terreninho onde eu possa fazer um caixote de 24m2 (onde só me caberá de pé, pois deitada bato a cabeça na parede) com um quintalzinho onde possa plantar umas hortaliças, umas batatas, uma melancia; e ter coelhinhos saltitando pra lá e pra cá... Eu sei que Deus tem planos muuuito maiores e mais ambiciosos pra mim. E penso que sei exatamente qual é a minha missão. Aliás, penso não. Eu sei qual é. Afinal, foi eu quem pedi isso a Ele... Mas não interessa o tamanho do meu mundo. Sempre há de caber nele esse meu delicioso mundinho. Por hora, deixo vocês com algumas frases que andam permeando o meu pensar e o meu viver.

Beijos a todos.

Amo-vos demais.
D;)

"Aquele que crê em mim também fará as obras que faço, e as fará maiores" (João 14:12)

"A vida vistosa e arrogante é vida vazia; a vida simples e comum é vida plena."

"A quem muito foi dado, muito será exigido; a quem muito foi confiado, muito mais será pedido."

"Clame a mim no dia da angústia; Eu o livrarei, e você me honrará."

"Tu criaste todas as coisas, e é para a teu agrado que elas existem e foram criadas."

"Não importa o que eu diga, creia e faça; sem amor, estou arruinado."

"Milagres feitos devagar são obras da natureza. Obras da natureza feitas depressa são milagres."

"Vinde, e ouvi, todos os que temeis a Deus, e eu contarei o que ele tem feito à minha alma." (Salmo 66, v16)

"A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível."

"Senhor dá-me serenidade para aceitar tudo aquilo que não pode e não deve ser mudado. Dá-me força para mudar tudo o que pode e deve ser mudado. Mas, acima de tudo, dá-me sabedoria para distinguir uma coisa da outra."

"Sucesso parece ser em grande parte uma questão de continuar depois que outros desistiram." (William Feather)

"Para o verdadeiro sucesso, pergunte a si mesmo 4 questões: Por que? Por que não? Por que não eu? Por que não agora?" (James Allen)

"Vivam juntos como irmãos e façam negócios como estranhos." (Provérbio árabe)

"A maioria das pessoas se esquece de Deus durante todo o dia, e à noite o pede que se lembre deles" (Salmo 55)

"Se uma preocupação é pequena demais pra se tornar uma prece, é também pequena demais pra se tornar um fardo" (Pedro 5:2)

"Perdoar é libertar um prisioneiro e descobrir que este eras tu" (Mateus 6: 14,15)

"A mágoa olha pra trás; a preocupação, para os lados; e a fé, pra cima" (Hebreus 12:2)

"Nunca permita que a adversidade te dobre, a menos que seja pra te pôr de joelhos" (Tiago 5:13)

"É bom ser cristão e saber disso, mas melhor ainda é ser bom cristão e mostrar isso" (João 13:35)

"Um homem é rico segundo o que é, não o que tem" (Provérbios 13:7)

"Não amemos com palavras, mas por ações e verdades"

"Os que trazem a luz do sol à vida do próximo não poderão evitar que ela caia também sobre eles"
"Quem morreu fui eu..."



Passei uns dias longe da minha casa virtual por excesso de trabalho, estudo, correria louca... E infelizmente a volta traz um fato tão triste... Ouvir de uma mãe que seu filho está vivo como nunca, que quem morreu foi ela, é de lascar!!! Não sou mãe, o que não me impede de ser maternal. E não é preciso quebrar a perna pra saber que dói. Essa frase dura da atriz Cissa Guimarães sobre a morte prematura de seu filho, Rafael Mascarenhas, de 18 anos, resume, de forma trágica, uma sucessão de erros. Sabe aquela história de que turbulência sozinha não derruba avião, e que não se morre de véspera? Então! Várias pessoas na hora errada no lugar errado, culminando com a abordagem policial mais errada de todas. Não culpo Rafael por sua morte, nem mesmo seu atropelador. Destino? Talvez! Mas há quem sempre dê um empurrãozinho nele. Até então não sabia se me chocava mais com a fatalidade ou com a corrupção, o câncer social que mais mata... Até então... Pois ouvir alguém declarar que está morta porque alguém que ama se foi pra sempre é forte demais pra ficar indiferente. Isso anula quaisquer fatores de risco: túnel interditado, pra atletas e motoristas, bandidos de farda, acaso, fatalidade... Há situações em que nada que se disser fará sentido, ou surtirá efeito. Consolo para essa mãe, nem mesmo seus outros filhos e neto. Porque nada nem ninguém é capaz de substituir um filho. Nem mesmo um outro. Para essa mãe, que não é a única a sofrer dessa dor, fica o meu desejo de ESPERANÇA E PAZ.

D;)

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Literalmente órfã

Adeus, Saramago (* 16-11-1922 / + 18-06-2010)

"O Rei é morto. Viva o Rei!!!" - Essa frase diz tudo, e eu não tenho necessidade, nem condição, de dizer mais nada. Palavras eram o forte dele, então, é com elas que ficamos, hoje e sempre...

*
ATEU POLÊMICO
*
"No fundo, o problema não é um Deus que não existe, mas a religião que o proclama. Denuncio as religiões, todas as religiões, por nocivas à Humanidade. São palavras duras, mas há que dizê-las."
*
"Para mim, a Bíblia é um livro. Importante, sem dúvida, mas um livro."
*
"Penso que não merecemos a vida, penso que as religiões foram e continuam a ser instrumentos de domínio e morte."
*
A morte é a inventora de Deus."
*
"Deus, o diabo, o bom, o ruim, tudo está na nossa cabeça, não no céu ou no inferno, que também inventamos. Não percebemos que, tendo inventado Deus, imediatamente nos escravizamos a ele."

*
"Há quem me nega o direito de falar de Deus, porque não creio. E eu digo que tenho todo o direito do mundo. Quero falar de Deus porque é um problema que afeta toda a humanidade."
*
"Mas então ninguém percebe que matar em nome de Deus é fazer de Deus um assassino?"
*
"Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro."
*
COMUNISTA CONVICTO
*
"Eu sou um comunista hormonal, meu corpo contém hormônios que fazem crescer minha barba e outros que me tornam um comunista. Mudar, para quê? Eu ficaria envergonhado, eu não quero me tornar outra pessoa."
*
"A globalização é um totalitarismo. Totalitarismo que não precisa nem de camisas verdes, nem castanhas, nem suásticas. São os ricos que governam e os pobres vivem como podem."
*
"As pessoas transformam-se em máquinas de ganhar dinheiro. Ou de tentar ganhar dinheiro."
*
"Duvido que nos tempos mais próximos as ideias socialistas tenham qualquer oportunidade."

*
"Agora vivemos o império do petróleo e do dinheiro - o resto é disfarce."
*
"Não sou pessimista. O mundo é que é péssimo."

*
FILÓSOFO
*
"Se eu pudesse repetir minha infância, a repetiria exatamente como foi, com a pobreza, com o frio, pouca comida, com as moscas e os porcos, tudo aquilo."
*
"Sim, tenho o Prêmio Nobel. E quê? Não que eu achava pouco ter o Prêmio Nobel, não, não. É que no fundo, no fundo, tudo é pouco, tudo é insignificante."
*
"Gostar é provavelmente a melhor maneira de ter. Ter é provavelmente a pior maneira de gostar."
*
"Se tens um coração de ferro, faça bom proveito. O meu fizeram de carne, e sangra todo dia."
*
"Todos sabemos que cada dia que nasce é o primeiro para uns e será o último para outros e que, para a maioria, é so um dia mais."
*
"Dirão, em som, as coisas que, calados,no silêncio dos olhos confessamos?"
*
"Não tenhamos pressa,mas não percamos tempo."
*
"O que as vitórias têm de mau é que não são definitivas. O que as derrotas têm de bom é que também não são definitivas."
*
"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."
*
"Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos."
*
"Os lugares-comuns, as frases feitas, os bordões, os narizes-de-cera, as sentenças de almanaque, os rifões e provébios, tudo pode aparecer como novidade, a questão está só em saber manejar adequadamente as palavras que estejam antes e depois."
*
"Há ocasiões que é mil vezes preferível fazer de menos que fazer de mais, entrega-se o assuntto ao governamento da sensibilidade, ela, melhor que a inteligência racional, saberá proceder segundo o que mais convenha à perfeição dos instantes seguintes."
*
"A única maneira de liquidar o dragão é cortar-lhe a cabeça, aparar-lhe as unhas não serve de nada."
*
"Das habilidades que o mundo sabe, essa ainda é a que faz melhor: Dar voltas.''
*
"Há esperanças que é loucura ter. Pois eu digo-te que se não fossem essas já eu teria desistido da vida."

domingo, 13 de junho de 2010

A CHEGADA DO MEU 3o FILHO-DE-PAPEL
"Se meu corpinho falasse..."


Banner da capa do livro. Ideia genial dos promoters, Ghi & Tita

Coluna do Ari Cunha - Correio Braziliense 11/Jun/2010
Placas indicativas
(não faltou nenhum detalhe)
reconhecimento do ambiente / aguardando os convidados

fila quilometrica (rsrsrs) / autografando para Lucas e Aline

Danni comemora com um vinho / Afago delicioso da Cris
... para Marília, com carinho!
Com "Tia Zoureira", na chegada / e de figurino novo com o Ghi, organizador do evento
(eh! O frio bateu forte!)

Leticia, minha mais jovem e linda leitora... / ... decidiu que queria autografar também

família linda e especial
*
* *
...Este foi o trigésimo primeiro dia dos namorados que eu passei sem namorado, mas quem disse que passei sozinha? Ao contrário. Passei muito bem acompanhada, e cercada de muito amor!!!
*
Ghirlanda e Martita, amigos dos meus pais, que me viram nascer, me presentearam com um lançamento intimo e especial para o meu 3o livro. Tive direito a banners, placas indicativas, comes e bebes incríveis, novos amigos, e velhos amigos reunidos. Nem o frio conseguiu atrapalhar a festa, que ainda teve uma mascotinha linda, Letícia, que ate deu seus autógrafos entre um pão de queijo devorado e outro. A ausência dos meus "veios", Maiúsculo e Minúscula, pesou, sim, mas eu sabia que de outra maneira, bem profunda, eles estavam la... Depois do evento, ainda fui presenteada com um jantar maravilhoso em família.
*
Acho que as fotos falam mais que as minhas palavras, e nem todas as palavras descreveriam a minha felicidade. me resta agradecer a todos que sempre me apoiaram - detentores e divulgadores de mais uma obra. Amo vocês demais, do fundo do coração.
*
Ficha Técnica
Título: Se meu corpinho falasse...
Autora: Maria Eduarda Novaes
Ilustrações: Andréa Lafetá
Editora/ano: CBJE, Rio de Janeiro/2010
Sinopse: Paulo Pimenta tem 8 anos e sua vida se resume a comer somente balas, chicletes, pipocas, chocolate e muito refrigerante. Não é à toa que ele vive doente. Mas um dia, com a ajuda da enfermeira Daniela, seus órgãos vitais têm uma chance de ensinar-lhe uma preciosa lição.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Tá na CARAS que ela é uma estrela
(noite de gala no Cine Lapa)


(clique nas fotos para ampliá-las)

Por Sandra Annetty
*
O ano era 2005. A atriz Maria Eduarda Novaes (31) desembarcava no Rio de Janeiro para um período de 1 (intenso) ano. Contabilizando quase 18 anos de carreira, era a hora e a vez de fazer o que até então não era parte de seu curriculum: pequenas participações em novelas; e cinema. A 7a arte sempre foi sua maior paixão - algo que ela nunca declarou publicamente, pois "tinha muito medo de magoar e provocar a ira de Teatro, o companheiro de tantos anos", declara ela às gargalhadas com seu bom-humor característico. Teatro era o marido fiel, enquanto Cinema era o amante, mas estava presente em sua vida apenas nos roteiros que rascunhava - são hoje 2 longas e um curta, sendo um deles em Inglês, 8o colocado no Hollywood Screenplay Competition, competição anual de roteiristas amadores em Los Angeles, EUA... Não tinha jeito. Faltava atuar e brilhar na telona.
*
Cinco anos depois, o filme Velório em Família, da cineasta argentina Rosário Boyer, primeiro de uma futura série de películas com a participação dessa premiada atriz; fora exibido em caráter de avant-premiere no Cine Lapa (rua do Resende, 80), e foi um sucesso de público e crítica. Com direito até a paparazzi e disputadas entrevistas, essa meia década de estrada que separava o fim das filmagens de sua primeira exibição na noite de 28/Maio não foram "mornos". Nesse períodos, a atriz e a cineasta lançaram juntas o livro de mesmo título, onde publicaram os contos da família Costa Pães, que deram origem ao roteiro. Além disso, festivais nacionais e internacionais (com os de Cuba e Hungria) tiveram o privilégio de ver, e premiar com menções honrosas, a película que se orgulha de ser o primeiro Dogma 95 filmado no Brasil. Dogma é um conjunto de 10 regras surgidas a partir de um movimento cinematográfico internacional, um manifesto que tomou as ruas de Copenhague, na Dinamarca, em 13 de Março de 1995, pela criação de um cinema mais realista e menos comercial.
*
A dupla e o restante do elenco tinham muitas conquistas, mas ainda faltava o principal. E o momento mais aguardado, que já vinha por si carregado de emoção, ainda teve mais o que fazer chorar sua equipe e seu público... Edgard Romano, diretor, faleceu no ano passado vítima de câncer, mas não fora esquecido no evento. O ator Rodrigo Gallo lhe rendeu uma bela homenagem, e surpreendeu a todos ao levar a foto do artista para que sua imagem estivesse totalmente presente em cada registro. "Foi indescritível ver a foto dele numa poltrona, ao lado de um buquê de flores, assistindo ao filme que ele ajudou muito a fazer nascer; e ainda saindo nas fotos com o restante do elenco. Bela e merecida homenagem", declarou, emocionada. E este episódio fez Rosário, em seu discurso de abertura, se lembrar de seu drama pessoal à época das filmagens, com a doença e morte do irmão, vítima da mesma doença do amigo e diretor. Não houve como segurar as lágrimas.
*
Mas apesar das tristezas, o que marcou foi mesmo a alegria de todos, a sensação de dever cumprido, a recompensa pelo trabalho duro... Após a exibição, rumo ao Forte de Copacabana para uma comemoração regada à canja de mulatas e bateria de escola de samba, que animavam o local no lançamento de mais um filme, desta vez da distribuidora Fox Films do Brasil.
*
Velório em Família será distribuído pela StormFilms, mas sua data de estreia nacional ainda não está marcada. Aguardemos, então, o filme que fará história como produção independente. Enquanto isso, deliciem-se com as imagens, que falam por si.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Você é o que você come


Eu só tenho um vício, de fato e de vontade: COMER. Mas como vício sempre foi visto como coisa ruim, decidi fazer do meu um benefício... Eu como BEM, como comida SAUDÁVEL, com baixo teor de gordura saturada e açucar e rica em nutrientes; e pratico exercício físico - este por obrigação mesmo, não há prazer algum na coisa... Mas, ao contrário do que possa parecer, nunca aboli as guloseimas, só que elas ocupam no máximo 5% da minha dieta. Não sou nada radical, tipo "natureba chata", apesar de pegar nos pés dos meus pais, tia e irmã para que mudem totalmente suas dietas. Mas acho que os oceanos secarão e o inferno congelará antes de isso acontecer... Eu assisto sempre que posso ao programa Você é o que você come, que passa no canal a cabo GNT, e recomendo totalmente. Me impressiona ver como as pessoas ao invés de se alimentarem, se intoxicam. É um suicídio lento. Meu tio, médico, uma vez disse a sábia frase "o mundo se divide em 2 grupos: os que não comem, e os que comem muito mal". É realmente preocupante, um problema de saúde pública mundial... Ser saudável é fácil, e, diferentemente do que possa parecer, não é caro! O problema é que as pessoas preferem pagar quase 20 reais num combo do Mc Donald´s a pagar até menos que isso em um self-service e fazer uma refeição equilibrada. É mesmo questão de escolha, hábito e consciência.

Segue abaixo uma lista dos meus mais deliciosos vícios.

Beijos,

D.

SORVETE DE IOGURTE CONGELADO (Frozen Yogurt):
**Iogurte misto de chá verde com muuuito morango e farofa de nozes - YOGOBERRY (Pier 21; Conjunto Nacional)
**Iogurte de chocolate belga com muuuito morango e calda de amora sob waffle integral - YOGGI (Shopping da Gávea; Shopping Leblon; ParkShopping)
**Iogurte misto de frutas vermelhas com muuuito morango e castanha triturada - YOGOBLUE (Gilberto Salomão)
**Iogurte misto de amarena com muuuito morango e ovomaltine - YOFORIA (Pátio Brasil Shopping)

PIZZAS:
**Seleção de Cogumelos com Catupiry - LA FORTUNATA (QI 9 lago Sul; 109 Norte)
**1/2 Margherita, 1/2 peito de peru com abacaxi - PIZZA CEZAR (QI 17 lago Sul; Shopping Quê, Águas Claras)
**Alho torrado - LA MAMMA (Leblon, Rio de Janeiro)

SANDUICHES:
**Salmão Defumado com Salada e Cream Cheese - MARIETA'S (Conjunto Nacional; ParkShopping; 316Norte)
**Panini de queijo, orégano e pasta de tomate seco - CASA DO PÃO DE QUEIJO (Aeroporto de Brasília, ParkShopping, Brasília Shopping)
**Carne, queijo cheddar, rúcula, cebola roxa, tomate com molhos de cebola agridoce e barbecue num pão três queijos - SUBWAY (em cada esquina)

PASTÉIS:
**Palmito com Catupiry - UNIVERSIDADE DO PASTEL (Feira do Guará)
**Pastel de sonho de Valsa - PASTEL MIX (107 Sul)
**Pastel de ricota com espinafre em massa integral - PANIFICADORA BELLINI (113 sul)

CREPES:
**Shitake com catupiry - CREP AU CHOCOLAT (110 sul; 109 norte)
**Da Narue (morango, chocolate, sorvete de creme e castanha) - CREP AU CHOCOLAT (110 sul; 109 norte)
**Salmão defumado com cream cheese e alcaparras - CREPERIA C'EST CI BON (408 sul)

WRAPS E SALADAS:
**Wrap de Roast Beef - SALAD CREATION (ParkShopping)
**Salada Mix Brasil - SALAD CREATION (ParkShopping)
**Wrap Caiapó com tomate seco, maionese light, frango, alface, milho e ervilha - TOCA DO AÇAÍ (Shopping Quê, Águas Claras)

MASSAS:
**Ravioli de picanha com molho funghi - SPOLETO (ParkShopping)
**Fusili integral com molho branco, palmito e champignon - SPOLETO (ParkShopping)
**Gnocchi de batata baroa ao molho de tomate com manjericão - PEPERONCINO ROTISSERIA (405 sul)

CULINÁRIA MEXICANA:
**Quesadilla de Filé Mignon - TACOPEP (Águas Claras)
**Tacos el paso, de milho crocante recheados de frijoles refritos, queijo, carne ou frango, alface, tomate, guacamole e sour cream. - EL PASO TEXAS (Terraço Shopping; 404 sul)

CULINÁRIA JAPONESA:
**Salmão flambado no maçarico a gás recheado de arroz, cream cheese, camarão, coberto de molho teriaki, cebolinha, e acompanhado de palha de alho poró, e de sobremesa um brownie com sorvete - SENSEI TEMAKI (Águas Claras)
**Shimeji no abacaxi - SUMÔ LOUNGE BAR (204 sul)
**Harumaki de Camarão com Catupiry - SENSEI TEMAKI (Águas Claras)
**Gyoza - Miê Japa food (QI 27, cj. 19, casa 21)

PFs:
**Picanha Josefina acompanhada de batatas noisette, risoto de shitake e ceasar salad e suco de laranja - BONAPARTE RESTAURANTE (Shopping Águas Claras)
**Frango Kiev acompanhado de legumes ao vapor, purê de mandioquinha e salada com tomate seco com chá gelado de pêssego - BONAPARTE RESTAURANTE (Shopping Águas Claras)
*
BATATAS:
**Batata Inglesa com peito de frango ao creme e manteiga com ervas - BATATA INGLESA (Conjunto Nacional; Shopping Leblon; Shopping da Gávea)
**Batata Rostie de Champignon - BATATA BELUGA (Shopping da Gávea)
**Batata Pringles - PRINGLES (melhores supermercados)
*
DIVERSOS:
**Tapioca de carne seca, catupiry e manteiga de garrafa - PANIFICADORA HOLLYWOOD (Águas Claras; Núcleo Bandeirantes)
**Empada de Frango com Cheddar na massa integral - EMPADA CARIOCA (Shopping Águas Claras; Rua Jardim Botânico)
**Mate gelado com Pão de Queijo saindo do forno- REI DO MATE (Leblon, Rio de Janeiro)
**Torta de Palmito com Catupiry - SADIA (melhores supermercados)
**Nuggets de Cenoura da Turma da Mônica - SADIA (melhores supermercados)
**Hot Pocket de Palmito e de Presunto - SADIA (melhores supermercados)
**Calzone de Palmito na massa integral - MINI CALZONE (Brasília Shopping, Taguatinga Shopping)
**Torta Merengue com Morango - TORTERIA DE LORENZA (102 sul; Shopping Águas Claras)
**Petit Gateau de chocolate meio amargo com Sorvete de Frutas **Vermelhas - GUGU´SAM (Águas Claras)
**Doritos, Cebolitos e Cheetos Requeijão - ELMA CHIPS (melhores supermercados)
**Bombom Cristal São Paulo - KOPPENHAGEN (ParkShopping)
Trufa de Limão - CACAU SHOW (Shopping Quê, Águas Claras)
Sorvete de cookies ao vinho do porto - GELATERIA PARMALAT (108 sul; Shopping Manaíra, João Pessoa; Shopping Via Park, Rio de Janeiro)
Sorvete Negresco - NESTLÉ (melhores supermercados)