quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

~AÇÕES EXTRAORDINÁRIAS~



Férias são pra relaxar, e relaxando você pensa melhor, dá valor ao que realmente tem valor. Salvar vidas, por exemplo, das mais variadas formas é só o que importa...
*
Ontem e hoje, ao apresentar à minha família, revi o documentário 'Lixo Extraordinário', que mostra um projeto do fotógrafo e artísta plástico Vik Muniz, um paulista que nasceu numa família de classe média baixa e migrou para os EUA, onde casou, teve uma filha, e alcançou um sucesso estrondoso ao esculpir com açucar imagens de crianças, todas filhas de cortadores de cana numa ilha da América do Sul. Seu segundo projeto visava retratar imagens de catadores de materiais recicláveis do Jardim Gramacho, um aterro sanitário do Rio de Janeiro, usando as sucatas coletadas por eles. Todo o dinheiro ganho com a venda das obras seria revertida pra a associação criada por estes profissionais... Confesso que quando vi pela 1a vez, eu fiz uma brincadeira instigada pelo título: "ou este filme é um lixo, ou é extraordinário, não terá meio termo!". E, realmente, não tem. Ele é extraordinário!!! A película que representou o Brasil no Oscar - e não levou justamente porque essa associação quase nunca premia quem realmente merece - deve ser vista por todos, e mais de uma vez. Vou tentar fazer com que meus alunos vejam esta obra-prima este ano, e não vou me cansar de indicar a todos, porque a moral desta história é verdadeiramente incrível.
*
Assim como também não vou me cansar de incentivar meus semelhantes a salvar vidas, como eu e minha irmã fizemos hoje, pois isto, também, é igualmente incrível. DOAR SANGUE é o ato mais generoso que podemos praticar. Uma bolsa pode salvar até 4 pessoas, e, ao contrário do que se pensa, não dói nada. No máximo, leves e efêmeros incômodos pelas tais "picadinhas" (no dedo, primeiramente, para saber se o doador não está anêmico; e a da coleta). A turma do hemocentro aqui foi muito bacana, competente, o lanchinho estava uma delícia, mas o melhor foi ver a face aliviada e agradecida de uma senhora que nos pediu para destinar o sangue para o tio dela, Emmanuel. Isso, sim, não tem preço. Isso é amor, é solidariedade, é cidadania. E como eu tenho sempre que fazer piada com tudo, tratei de justificar os 2kg a mais que adquirir aqui como sendo 1kg culpa da calça jeans, e o outro, da blusa. A galera só fazia rir, afinal, toda mulher que se preze tem que perder 2kg.
*
Horas antes, consegui machucar feio o meu pé recém-operado. Foi de lascar. Mas, pra compensar, mamãe me presenteou com algo que adoooro: meias da Puket. Pode estar fazendo um calor senegalês como este aqui em João Pessoa, mas, não tem jeito: eu sempre sinto frio nos pés, tenho cãimbras, então, presente assim é sempre muito útil.
*
É, quer saber de uma coisa? Ainda tenho 14 dias aqui, mas já tô sofrendo por antecipação. Está cedo pra partir... Mas antes ainda há dois pit-stop: um em Areia e outro em Campina Grande. Vou conseguir adiantar serviços, relaxar, cozinhar, amassar quêlinhus, begódis e, quem sabe, um bebezinho muito do fofo, chamado Cauê... É, muitas emoções ainda por vir, e a maior delas será também a mais duradoura...
*
Beijos, e, por favor, só duas coisinhas:
1 - Vejam "Lixo Extraordinário"
2 - Doem Sangue.
D:>

Nenhum comentário:

Postar um comentário