sábado, 10 de maio de 2008

Você tem medo de quê???

No romance que estou escrevendo, há uma personagem que tem fobia do dia, além de outras, o que me levou a fazer uma pesquisa sobre o assunto. Eu buscava os nomes científicos, causas e conseqüências, sintomas e tratamentos. Foi aí que descobri o óbvio: medo é algo realmente irracional.
*
Mas descobri também que alguns são mais irracionais do que outros...
*
ABLUTOFOBIA - medo de tomar banho (quando seu amigo estiver com um bodum dos infernos, dê um toque nele com classe, diga "não sabia que você era um ablutofóbico").
AFOBIA - medo da falta de fobias (este é o medo mais irracional de todos, porque só do camarada ter medo de não ter nenhum medo, isso já significa que ele tem ao menos 1 medo, portanto, o medo não tem mais razão de ser)
AMBULOFOBIA - medo de andar (um dia vi um cara se arrastando aos meus pés... Achei que eu estava com a bola toda)
ASTENOFOBIA - medo de desmaiar (aqui o caso é sério, porque o medo, simplesmente, pode levar uma pessoa a desmaiar, então, quanto mais medo, mais chance de desmaiar, assim, quanto mais chance de desmaiar, mais medo, e quanto mais medo...)
ATAXOFOBIA - medo de desordem (todo virginiano sofre disso)
AUTOFOBIA - medo de si mesmo (esse camarada deve ser perigoso)
AUTOMATONOFOBIA - medo de bonecos de ventríloquo, criaturas animatrônicas, estátuas de cera, ou qualquer coisa que represente falsamente um ser sensível
BALISTOFOBIA - medo de mísseis (não morando no Iraque, tá fácil de controlar)
BOTANOFOBIA - medo de plantas (esse aí jamais vai contribuir com os ambientalistas)
BIOFOBIA - medo da vida (e a solução é... ??? Adivinhem!)
CACORRAFIOFOBIA - medo do fracasso, de falhar (o camarada que tem um medo desse não pode nem tentar dizer que é "cacorrafiofóbico", pois pode ser um fracasso logo de saída)
CAETOFOBIA - medo de pêlos (primeiramente, achei que era medo do Caetano Veloso... Mas garanto que depilar assusta bem mais)
CAINOTOFOBIA - medo de novidades (esse coitado tá vivendo no tempo errado)
CATAGELOFOBIA - medo de ser ou estar ridículo (pena que é um medo tão raro)
CATOPTROFOBIA - medo de espelhos (eu tenho pavor, principalmente logo que acordo)
CIPRINOFOBIA - medo de prostitutas ou doença venéreas (mais um medo que precisava se alastrar)
COPOFOBIA - medo da fadiga (desculpa de preguiçoso?)
COROFOBIA - medo de dançar (em qualquer um dos sentidos, eu temo!)
COULROFOBIA - medo mórbido de palhaços (na paz: o Bozo e aquele do filme "IT" desencadeiam os piores pesadelos)
CREMATOFOBIA - medo de dinheiro (é um medo eterno, porque, se ele tem medo de dinheiro, nunca vai ter como pagar o analista pra ficar bom) CRONOMENTROFOBIA - medo de relógios (vai que o cuco é uma "cuca", tá na TPM e te ataca?! Perigoso mesmo)
CLEPTOFOBIA - medo de ser roubado (além de médicos, há seguranças particulares para ajudar nisso)
CLIMACOFOBIA - medo de subir degraus (esse vai morrer medíocre)
CLINOFOBIA - medo de ir para cama (dependendo de com quem, também morro de medo)
CRISTÃOFOBIA - medo dos cristãos (de todos, não digo; mas com os cristãos novos que andam brotando por aí, todo cuidado é pouco)
DEIPNOFOBIA - medo de jantar e conversas do jantar (o camarada tem medo é de assumir que está de dieta)
DENDROFOBIA - medo de árvores (mas aquela do Poltergeist é apavorante mesmo)
DEXTROFOBIA - medo de objetos do lado direito do corpo (pobre da coluna, que já deve estar tortinha)
DOMATOFOBIA ou OIQUOFOBIA - Medo de casas ou estar em casa (que tal virar mendigo?!)
ELEUTEROFOBIA - medo da liberdade (eu tenho medo de quem tem esse medo, porque só pode ser um assassino em potencial doido por cela 3x4)
EMETOFOBIA - medo de vomitar (imagine uma mulher grávida com um medo desses)
ENOSIOFOBIA - medo de ter cometido um pecado ou crítica imperdoável (os virginianos também sofrem disso)
EPISTAXIOFOBIA - medo de sangrar do nariz (duas dicas: não more em Brasília; e passe 24h com algodões no nariz, que nem defunto... o problema é que, assim, muitos é que vão ter medo de você)
EPISTEMOFOBIA - medo do conhecimento (parece mais uma desculpa pra ignorância, mas que têm coisas que é melhor a gente não conhecer, ah, isso tem)
EREUTROFOBIA - medo de ficar vermelho (saia do sol e more só, pra que ninguém te aborreça)
ERGOFOBIA - medo do trabalho (outra desculpa de preguiçoso?)
ESCOPTOFOBIA - medo de estar sendo olhado (um candidato a menos pro BBB)
ESTUPEFAÇOFOBIA - medo de narcóticos ou de os consumir (mais um medo muito bem-vindo, e infelizmente muito raro)
ESTUPOFOBIA - medo de pessoas estúpidas (ah, mas é claro que eu morro de medo de um estupor sim, como não?)
FAGOFOBIA - medo de engolir (dependendo do que, eu também tenho - e aposto que sei exatamente no que você pensou...)
FILEMATOFOBIA - medo de beijar (essa fobia não acomete adolescentes, nem nenhum ser do sexo masculino em idade alguma)
FILOFOBIA - medo de se apaixonar (já essa, sim, acomete muitos homens, e em qualquer idade)
FILOSOFOBIA - medo de filosofia (ah, mas Sócrates era um terror mesmo, meu filho, traumatizou foi muita gente, ô, cê nem sabe...)
FOBOFOBIA - medo de fobias (outro caso sério, porque se o camarada tem medo de ter algum medo, é porque, no mínimo, um medo ele já tem, que é o medo do medo, portanto, basta ele não ter medo de nenhum medo, muito menos ter medo de temer medo algum... coragem, você consegue!!!)
FONOFOBIA - medo de barulhos e/ou da própria voz (se eu tivesse a voz do Roberto Carlos, eu também teria)
FRONEMOFOBIA - medo de pensar (patologia muito comum entre mulheres cuja coloração dos cabelos é clara)
FLATUSFOBIA - medo de liberar flatos a valer (eu quero me casar com um medroso desses)
GAMOFOBIA - medo de se casar (taí, será que ainda não casei porque só conheço gamofóbicos, ou porque devem pensar que eu sou gamofóbica?)
GELIOFOBIA - medo de rir (é bom um cara desse não me conhecer, porque eu morro de medo de matar alguém... Não daríamos nada certo juntos)
GENIOFOBIA - medo de manter a cabeça erguida (desculpa de fracassado?)
GERONTOFOBIA - medo de pessoas idosas (de levar uma bengalada???)
GEUMOFOBIA - medo de sabores (o de jaca eu tenho pavor mesmo)
GIMNOFOBIA - medo de nudez (imagina se eu ia ter medo do Gianecchini pelado? Provavelmente ele quem teria medo de mim)
HAFEFOBIA - medo de ser tocado ou de tocar em alguém ou em alguma coisa (ahhh, um medroso desse não sabe o que está perdendo...)
HARPAXOFOBIA - medo de estar sendo roubado (mais uma vez, além de médicos, há detetives pra ajudar) HEDONOFOBIA - medo de sentir prazer (não seria medo de se viciar depois, não?)
HIDRARGIOFOBIA - medo de medicamentos mercuriais (fuja do mercúrio cromo!!!)
HIGROFOBIA - medo de líquidos ou umidade (jogue este elemento no meio do Saara pra ver se ele não vai querer ver um oásis na frente rapidinho)
HIPEGIAFOBIA - medo de responsabilidade (conheço é uma pá de gente que sofre disso, mas no fim quem sofre sou eu)
HOBOFOBIA - medo de bêbados ou mendigos (o camarada precisa ser muito incompetente pra não conseguir fugir ou se defender de um bêbado)
HORMEFOBIA - medo de ficar abalado ou chocado (também é bom não me conhecer, principalmente numa mesa de bar)
IDEOFOBIA - medo de idéias (tem um povo que tem umas idéias realmente assustadoras)
LALOFOBIA - medo de falar (há quem diga que eu NÃO sofro disso)
LISSOFOBIA - medo de ficar louco (tarde demais pra eu ter um medo assim)
LITICAFOBIA - medo de processos/civil (este é um cidadão modelo, comportado; e mais um medo que poderia ser mais comum)
LOGIZOMECANOFOBIA - medo de computadores (se você está lendo isso, medo descartado!)
MAGEIROCOFOBIA - medo de cozinhar (já tive uma empregada que sofria disso, e mais uma vez, no fim, quem sofria mesmo era eu)
MALAXOFOBIA - medo de amar (Quer se curar? Me liga!!! 9669-6969)
MELOFOBIA - medo ou ódio de música (trata-se de um verdadeiro infeliz um ser desses, não?!)
MERINTOFOBIA - medo de ficar amarrado (é só evitar ser seqüestrado que fica tudo bem)
METROFOBIA - medo ou ódio de poesia (para este ser, só tratamentos de choques: elétrico, térmico, e principalmente o hipovolêmico)
MICOFOBIA - medo ou aversão por cogumelos (pensei que era medo de 'pagar mico')
MITOFOBIA - medo de mitos, histórias ou declarações falsas (quem não tem medo de uma mentira? Eu tenho!)
NARIGOFOBIA - medo de narizes ("Nossa, mas ele morreu do quê?", "foi assistir ao 'Pinóquio' e não resistiu")
NEOFARMAFOBIA - medo de medicamentos novos (porque vai que acham um que finalmente o cure, né?)
NOVERCAFOBIA - medo da madrasta (reflexo do caso Isabela Nardoni, logicamente!)
OENOFOBIA - medo de vinhos (meu pai e meu amigo Sidney poderiam palestrar em prol desse povo sofrido, que provavelmente tem medo porque só deve conhecer Chalize, Canção, Sangue de Boi, CountryWine, Vinho do Frei...)
OFTACTOFOBIA - medo de cheiros (por precaução, ande com um pregador de roupas no bolso da calça)
OMETAFOBIA - medo de olhos (tipo os meus??? Me senti severamente rejeitada agora...)
ONOMATOFOBIA - medo de ouvir certas palavras ou nomes (medo muito comum no ambiente de trabalho, onde as palavras "chefe" e "demissão" são muito pronunciadas)
ORNITOFOBIA - medo de pássaros (culpa de Hitchcock)
OCTOFOBIA - medo do numero 8 (vai que você tropeça e cai no meio dele... jamais conseguirá sair... é um caminho infinito, que se percorre sem sair do lugar... é plausível isso, muito)
PEDOFOBIA - medo das crianças (ah, mas as de hoje em dia estão terríveis mesmo)
POGONOFOBIA - medo das barbas ("profético"... por isso tantas crianças todos os fins de ano espancam os Bons-Velhinhos nos Shopping Centers)
PTEROMERANOFOBIA - medo de voar (considerando que ser humano não voa, um camarada com um medo assim tem de apanhar)
PORTIROFOBIA - medo da cor púrpura (da cor púrpura ou da Whoopi Goldenberg?)
PEDIOFOBIA - medo de bonecas (desde o Chucky que não vejo mesmo as minhas bonecas com bons olhos)
PARTENOFOBIA - medo das virgens ou de raparigas novas (hauahauhauhauaah, este é um medroso mesmo)
PRESSOFOBIA - medo de impressoras (a daqui de casa que tem medo de mim)
QUEIJOFOBIA - medo de queijo (só do gorgonzola. Me sinto comendo um cadáver que acaba de chegar ao último estágio de putrefação)
RITIFOBIA - medo de ficar enrugado (este pelo menos não demora no banho)
SESQUIPEDALOFOBIA - medo de palavras grandes (pelo visto, só o nome da doença já assusta, então, colabore com o coitado e jamais diga "pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico" na frente dele)
SINISTROFOBIA - medo de coisas do lado esquerdo, mão esquerda (mais uma coluna vertebral que vai pagar o pato)
SINGENESOFOBIA - medo de parentes (mas tem uns que assustam até a Família Addams)
SOFOFOBIA - medo de aprender (pelas minhas contas, já deve ser a 5a desculpa pra ignorância)
TEATROFOBIA - medo do teatro (outro que fará companhia ao metrófobo nos tratamentos de choques)
TELEFONOFOBIA - medo de telefone (o que tem de mãe querendo que a filha adolescente sofra disso)
TOBAFOBIA - medo do ânus (tão pequeno, tão indefeso...)
TRISCAIDECAFOBIA - medo do número 13 (Zagallo poderia palestrar para estes sofredores também)
URANUSFOBIA - medo do planeta Urano (uma coisa é certa: se este camarada um dia resolver encarar/enfrentar este medo vai ter um longo caminho a percorrer)
UIOFOBIA - medo dos próprios filhos (os pais de Suzanne Von Richthofen tinham razão pra tal)
VACINOFOBIA - medo de vacinação (então vá morrer de meningite, vá, sua besta! Mas bem longe de mim, fazendo o favor!)
VESTIFOBIA - medo de se vestir (Adão e Eva foram os primeiros casos registrados) VIRGINALFOBIA - medo de ser chamado(a) de virginal (meninos, cuidado com as namoradinhas, pois, num simples "elogio" vocês podem pôr tudo a perder)
ZELOFOBIA - medo de fazer sexo (mais um medo que não acomete seres do sexo masculino. Aliás, homens: daqui pra frente, muito cuidado ao dizer a uma mulher que você é um cara "cheio de zelos"... pode ser o fim antes mesmo de começar)

Nenhum comentário:

Postar um comentário