sábado, 21 de março de 2009

HABLAS ESPAÑOL? A VER...
(Fala Espanhol? Veremos... /Do you speak Spanish? Let´s see...)



Não tenho ainda nenhuma foto da minha viagem, e por uma razão muito simples: não tenho máquina. Por isso deixo para vocês uma foto genérica... Mas o que me falta em imágens, me sobra em curiosidades a contar. Estou em Santiago há uma semana e já aprendi muita coisa, e cada hora vejo que ainda tenho muito o que aprender. E cresceu em mim a vontade de rir dos caras-de-pau (nunca me incluí nessa, nem ninguém que conheço bem) que, por algumas semelhanças entre as línguas, saem por aí dizendo que falam Espanhol. Algumas semelhanças. E são tão poucas. É difícil entender o que é dito por ser dito muito rápido, por conter gírias, e principalmente por conter um bando de "falsas-amigas". Queres testar para ver se falas Espanhol? Preparei algumas frases. Vejas se és capaz - sem a ajuda do Google, é claro - de traduzí-las. As respostas virão no próximo escrito. Até mais ver!

********************************************************

I still don´t have any pictures of my trip, and for a simple reason: I don´t have a camera. So I leave you with a generic one... But while I have no images, I have a lot of curiosities to talk about. I´m in Santiago for a week only but I already learned a lot, and every hour I see I still have a lot to learn. And my wish of laughing at the "smart" guys´ faces when, because of the similarity between the languages, they say they speak Spanish. A few similarity, only. It´s hard to understand what is said because it´s said so fast, with slang, and, mainly, with "false-friends". Do you want to test if you really speak Spanish? I brought some sentences. See if you can translate them - without Google´s help, of course! The answers will come within the next post. See ya!

*********************************************************
No tengo aún, ninguna foto de mi viaje, y eso por una razón muy sencilla: no tengo una cámara. Mientras, les dejo una cualquiera... Pero lo que no tengo en imagenes, tengo en curiosidades sobre Chile. Estoy en Santiago desde hace una semana, pero ya aprendi muchas cosas, y a cada dia siento que tengo mucho más que aprender. Y mi deseo de reírme de los caras-de-palo que, por la similaridad entre las lenguas, salen por ahí a decir que hablan Español. Poca similaridad. Es difícil comprender lo que se ha dicho porque se dicho o muy rápido, o con modismos, y lleno de "falsos-amigos". Quieres hacer un teste para comprobar si hablas Español? Les he puesto algunas frases. A ver si puedes traducirlas - sin la ayuda de Google, por supuesto! Las contestaciones verán en la próxima escrita Hasta la vista!
**********************************************************

EL COCHE, FRENALO DELANTE DEL LOMO DE TORO!

HUMITAS PARA UNA ONCE ESPECIAL, A COMER CON TENEDOR Y CUCHILLOS.

UNA TAZA DE TÉ, UN COMPLETO SIN PALTA, Y UN PAQUETE DE CABRITAS, POR FAVOR!

DIBUJALOS EN TOMATE Y CAFÉ...
*
VE QUE ME HINCHÉ LOS TOBILLOS!
*
DÁME UN ABRIGO PARA IRME AFUERA...
*
DÍME OTRA VEZ, PERO MINOS GANGOSA!
*
EL DISEÑO DEL DEPARTAMENTO ME GUSTÓ MUCHO!
*
LECHE EN POLVO ES MUY RICO.
*
ERA RUBIA, DESPUÉS SE PUSO PELIRROJA, Y AHORA ES CANOSA.
*
SÁCALO, PRENDELO Y TÍRALO LEJOS DE MI!
*
CIERRA EL GRIFO Y LA CREMALLERA, NIÑO, POR FAVOR!
*
SIEMPRE ME CAIGO SOBRE LAS RODILLAS...

terça-feira, 17 de março de 2009

... NO CHILE!!!
(hasta la vista, muchachos!!!)
*
*
Sei que estou pegando muita gente de surpresa, mas a coisa nem foi planejada e executada de repente. Eu quem decidi "esconder o jogo"... Dia 12, às 12h (cabalístico, não?), cheguei a Santiago do Chile para uma temporada - que espero ser - de 6 meses, no mínimo... Vim para viver com uma família muito bacana, os WEBB; e ser babá dessa delícia aí acima, o Grisham, de 4 anos recém-completados, e celebrados numa "Santa Festa, Batman!". Meu objetivo, claro, é aprender Espanhol e, por que não, me divertir um pouquinho, ? Estou aqui há 5 dias. 5 Dias tão intensos que já se parecem meses... A emoção já começou no avião. A TAM disponibiliza um monitor que mostrava imagens das 2 câmeras do avião, uma embaixo e outra que apresenta a visão do piloto. Na hora que sobrevoávamos a Cordilheira dos Andes, eles interromperam a programação (o filme Austrália, com Nicole Kidman) e começamos a ver a imagens. Claro que chorei, muito, primeiro porque é um espetáculo da natureza, e ainda porque ali simbolizava uma aventura que estava prestes a viver... Depois do pouso, minha outra família Chilena - Manoel e Elena Castillo, amigos de longos anos de meus pais - me buscaram e já me levaram para um citytour completo: de cima e de baixo! Vimos Santiago por cima do Cerro de San Cristóbal, e depois circulamos de carro pelo centro, onde conheci as sedes do Governo da Dona Michelle (já íntima da Presidente, claro); e ainda as principais avenidas até chegar à casa do Grisham. Ainda não tenho fotos porque ainda não comprei a máquina. Esta será a primeira aquisição com o primeiro salário.
*
Bem, Santiago é LINDA. Isso não me surpreendeu, mas o tamanho, sim, e muito. É bem maior que eu imaginava. O clima é seco, algo que não assusta quem nasceu e se criou em Brasília; e também, infelizmente, muito poluído. Isso sim, me assusta. Há horas em que as Cordilheiras ficam escondidas por trás da mancha negra no horizonte. O povo é muito simpático! Os Chilenos AMAM os brasileiros. Bastava eu dizer "Soy Brasileña, y no hablo Español!" para ganhar sorrisos e ter de responder, nesse meu Espanhol ridículo, a várias perguntas sobre o Brasil. Não sei, sinceramente, como me entendem por aqui, pois se alguém usasse comigo um Português como o Espanhol que ando usando aqui, eu não entenderia "llufas", mesmo com muito boa vontade...
*
Por hora, posso dizer que tudo está caminhando muito bem. Hoje estou de folga e já passeei com Elena pelo centro de artesanato (maravilhoso), e tomei um yelado (sorvete) maravilhoso, de frutilla (morango) e "dulce de leche". Aliás, só aqui no Chile eu vim descobrir que alfaces são mamíferos... Sim, porque comprei um hidratante de LECHE DE LECHUGA. Vivendo e aprendendo... Mais tarde, vamos a um complexo de compras gigantesco para conhecer mais coisas da cidade e também para ir ao cinema, ver o meu filme: LA DUDA (A Dúvida, com Meryl Streep).
*
Ah, preciso lembrar que estou com problemas para conectar internet, porque me computador está maluco, e não lê conexões wireless, a única disponível na casa dos Webb... Dependo, por enquanto, da boa vontade deles em me emprestar o computador da casa. Tentarei resolver o problema o mais rápido possível para em breve trazer mais novidades, e detalhadas, no blog que terá a partir de agora versões em Inglês e Espanhol...
*
Se eu sumir por uns dias, não reparem! Nada pessoal, apenas logístico.
Beijos mil, já sinto saudades de todos, e peço que torçam muito por mim!!!
D.